18 a 21 de Outubro de 2021
Acompanhe a Festa
Nossa história
A leitura é uma prática social que contribui diretamente para o desenvolvimento intelectual do indivíduo, expansão do imaginário, construção do senso crítico e aquisição de conhecimento. Por conta disso, o Município de Cambará, com desejo de cultivar o hábito de leitura e erudição Literária, adicionando maiores possibilidades de crescimento intelectual e pessoal , trouxe até os munícipes a 1ª FELIC, que aconteceu de 11 a 13 de agosto do ano de 2019.
Na programação aconteceu uma bela noite de abertura da Festa Literária de Cambará, que homenageou escritores e poetas cambaraenses, escritores e poetas da região. O evento abriu com a Feira do Livro, disponibilizou a apresentação teatral “Se Essa Rua Fosse Minha”, Contação de Histórias, com os Profissionais Maria Flor, Lucas Buchile, e Francisco Pinheiro, conversas através de Mesa Literária, com a presença de Thiago Valente e Rafaela Stopa, durante toda a feira foram feitas inúmeras caricatura feitas pelo profissional Marcos Albert Oliveira, houve apresentação cultural do grupo CAESC São José, uma maravilhosa oficina de bonecos foi ministrada pelo profissional Guto Scheremetta, foi possível admirar a apresentação de dança da Professora Patricia Pinheiro, houve um concurso de Rimas, e uma bonita homenagem das Escolas municipais e do PROCUCA, em memória da vice-prefeita e secretária municipal da Educação e Cultura, Claudia Batista, que, infelizmente faleceu no dia 21 de agosto.
De todas as rimas enviadas pelas Escolas Municipais e Estaduais, foram selecionadas pela equipe julgadora, 10 rimas:
1º lugar – Escola Municipal Ignez Panichi Hamzé – Aluna: Ana Flávia Bonhole
Título da obra: “Lugar de Amor/ Pseudônimo: Chiquinha”;
2º lugar – Escola Municipal Maria Alice Bittencourt Augusto Forti – Aluno: Luiz Felipe Gazola Amaral
Título da obra: “A Minha Vida/ Pseudônimo: Atrapalhado”;
3º lugar – Escola Municipal Maria Alice Bittencourt Augusto Forti – Aluna: Nicolly Roberta Viera Alves
Título da obra: “Simplesmente Feliz/ Pseudônimo: Nick”.
As Escolas Municipais, professores e ex - professores do PROCUCA – Projeto Cultural de Cambará, realizaram apresentações em homenagem à Claudia Batista.
O público estimado foi de 1500 pessoas, com participação intensa dos presentes. O retorno foi tão favorável que criou a expectativa de uma 2ª FELIC ainda mais intensa e brilhante.